Água no Planeta

  • 21/03/2018
  • 0 Comentário(s)

Água no Planeta

Água 

Total da água

- Água salgada: presente, principalmente, em mares e oceanos ela corresponde a 97,5% do total de água do planeta Terra.

- Água doce: presente, principalmente, em rios, lagos e geleiras, corresponde a 2,5% do total de água do planeta.

Água doce

- Geleiras: representa cerca de 67,5% da água doce do planeta. Grande parte destas geleiras está presente nos polos sul e norte (Antártida e Ártico) do planeta. Também são encontradas geleiras nos topos das grandes cordilheiras espalhadas pelo mundo.

- Águas subterrâneas: correspondem a cerca de 30% do total de água doce do planeta. São encontradas, principalmente, nos aquíferos.

- Permafrost: espécie de terra congelada presente no extremo norte do planeta, em áreas com presença de tundra. Representa cerca de 0,8% da água doce do planeta.

- Água de superfície e atmosférica: as águas de superfícies correspondem aos rios, lagos de água doce e riachos. Já a água atmosférica é aquela que encontramos em estado de vapor (gasoso). As águas superficiais e atmosféricas correspondem a 0,4% da água doce do planeta.

Águas atmosféricas e de superfície (água doce)

- Lagos de água doce: 67,5%

- Rios: 1,5%

- Áreas salgadas: 8,5%

- Umidade presente no solo: 12,2%

- Atmosfera: 9,5%

- Biota (água presentes no corpo dos seres vivos do planeta): 0,8%.

Curiosidades:

- O maior lago de água doce do mundo é o Lago Superior. Localizado numa região de fronteira entre EUA e Canadá, ele possui, aproximadamente, 82.100 km2 de extensão.

- Já o lago com maior quantidade de água doce do mundo é o Lago Baikal, localizado na Sibéria, com cerca de 23 mil quilômetros cúbicos de água

Água potável

A água potável pode ser de uma fonte natural, desde que não haja nenhum tipo de contaminação em sua nascente ou percurso. Pode ser também obtida através de um processo de tratamento físico e ou químico. Nas cidades, este processo é realizado nas ETAs (Estações de Tratamento de Água).

Tratamento

Dependendo da qualidade original da água, um ou mais processos de tratamento são aplicados. Entre os principais processos de tratamento de água, podemos citar: decantação, filtração, fluoretação, desinfecção e floculação.

Como chega às casas

A água potável chega até a casa dos consumidores fazendo o seguinte trajeto: ela sai das estações de tratamento e, através dos encanamentos da cidade, chega até as casas. Em cidades sem unidades de tratamentos e encanamentos, a água potável é transportada em caminhões pipa.

A água está distribuída de diversas formas e em diversos locais no planeta Terra. Grande parte desta água é de difícil acesso aos seres humanos. Vale lembrar também que a água não é só encontrada em estado líquido (mares, rios, lagos e oceanos), mas também a encontramos em estado sólido (geleiras) e gasoso (água atmosférica).

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Piloto Automático

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Ella Mai - Boo'd Up

Boo'd Up

top2
2. Loud Luxury feat.Brando

Body

top3
3. Calvin Harris feat. Dua Lipa

One Kiss

top4
4. Clean Bandit Feat. Demi Lovato

Solo

top5
5. 5 Seconds Of Summer

Youngblood

Anunciantes